segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Características de um jovem conquistador

TEXTO: 1 JO 2: 14
“Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno.”
Há muitas coisas que acontecem na nossa vida que nos fazem pensar em tudo o que Deus reservou para nós.
São infinitas bênçãos separadas para cada um que decide andar em santidade, que não se entrega ao pecado, que não desiste da luta. Mas quando nos entregamos ao enfado, quando nos quedamos e desistimos, tornamos impossível o acontecimento do sobrenatural de Deus em nossas vidas.
Precisamos aprender com a Palavra de Deus o que o Senhor projetou para nós, confiando e andando segundo seus caminhos, não ficando para trás quando a provação acontece.
O texto acima, traz três características que devem ser impressas no caráter de todo jovem que serve a Jesus que conquista territórios:

1) O JOVEM É FORTE.

Quando falamos a respeito dos jovens, costumamos citar suas fraquezas, suas dificuldades em vencer as tentações, nos hormônios que estão a flor da pele, mas nos esquecemos de reconhecer o quanto um jovem que decide andar na presença de Deus se torna forte.
Forte porque não é fácil agüentar as piadas dos colegas que não servem a Cristo, dizendo que agora ele é careta. Forte porque seus hábitos são mudados e ele passa por todo o discipulado com alegria. Forte porque onde um jovem ungido passa, ele arrasta multidões.
O jovem que decide andar na presença de Deus e não se desviar de nenhum dos seus preceitos, que se dispõe a ser discipulado, que se entrega totalmente ao Senhor, recebe autoridade sobre sua casa, sobre sua escola, seu trabalho, e onde ele passa a vida de Deus chega porque ele não tem mais a sua força baseada em um pouco de droga ou de bebida, mas ele é fortalecido no Senhor e na força do seu poder pois ele o busca, o adora e constantemente está na sua presença recebendo orientação e resposta para seus problemas e direção para os seus caminhos.
Josué desde jovem buscava ao Senhor. Era forte. Andava na presença de Deus, ouvia sua vós e obedecia. Respeitava a amava seu discipulador, Moisés. Era destemido ao ponto de ser enviado para espiar a terra prometida e retornou com relatórios de vitória.
É na juventude que se forja o caráter da velhice. É na juventude que se decide o que será por toda a sua vida. É na juventude que se toma as maiores decisões. O jovem é forte.

2) A PALAVRA DE DEUS PERMANECE NO JOVEM.

Esta é a única maneira do jovem guardar puro o seu caminho e não pecar contra o senhor (Sl 119: 9 e 11).
Guardar a palavra de Deus no coração significa amá-la com todas as suas forças. Significa examinar todas as suas atitudes através da palavra de Deus. Guardar a palavra de Deus significa permanecer em Jesus.
Em Jo 15: 5 a 8, Jesus diz que aquele que permanece nele dá muito fruto, recebe todas as bênçãos de Deus e se torna verdadeiro discípulo de Jesus.
Salomão na, sua velhice, concluiu que de tudo o que acontece debaixo do sol, o que se deve realmente fazer é “temer a Deus e guardar seus mandamentos Ec 12:13”.
Quando um jovem guarda a palavra de Deus, deixa-a permanecer na sua vida, e onde quer que vá ele leva a Cristo, porque Jesus é a palavra.
Quem anda com Jesus não conhece derrota, não conhece pecado, não se decepciona.
Quem anda com Jesus não se arrisca, porque é orientado por ele. Torna mais difícil pecar porque não anda mais sozinho e a maioria das vezes que pecamos estamos isolados.
Quando a palavra de Deus permanece no coração do jovem, o jovem fica ligado em Deus. Jesus se torna o elo, levando-o à sala do trono para olhar nos olhos do pai e o Pai se torna conhecido.
“Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”. 1 Jo 2:3-6.

3) É DETERMINADO A VENCER E CONSTANTE NA LUTA.

“Então subiu Josué, de Gilgal, ele e toda a gente de guerra com ele, e todos os homens valorosos. E o SENHOR disse a Josué: Não os temas, porque os tenho dado na tua mão; nenhum deles te poderá resistir. E Josué lhes sobreveio de repente, porque toda a noite veio subindo desde Gilgal. E o SENHOR os conturbou diante de Israel, e os feriu com grande matança em Gibeom; e perseguiu-os pelo caminho que sobe a Bete-Horom, e feriu-os até Azeca e a Maquedá.
E sucedeu que fugindo eles de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, o SENHOR lançou sobre eles, do céu, grandes pedras, até Azeca, e morreram; e foram muitos mais os que morreram das pedras da saraiva do que os que os filhos de Israel mataram à espada. Então Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro. E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o SENHOR assim a voz de um homem; porque o SENHOR pelejava por Israel.” Js 10: 7:14
Quando entendemos o que Deus tem feito por nós e o nosso dever perante a sua obra, compreendemos que o Senhor não quer que desistamos de suas promessas, nem das nossas batalhas.
Deus nunca fará o sobrenatural em minha vida para que eu desista da batalha.
Quando João fala que o jovem tem vencido o maligno, significa que, constantemente, o jovem tem lutado contra ele. É uma luta constante para constantes vitórias. Por isso, o jovem tem que estar determinado a vencer todo o tempo.
Josué estava determinado a vencer a batalha. Ele já tinha recebido o sim de Deus quanto a sua vitória. Viu Deus destruindo seus inimigos com grandes pedras. Os seus adversários já estavam fugindo, cansados, desmoralizados, atemorizados. A noite já estava chegando, ele poderia pensar que seu exército poderia parar para descansar até o outro dia, mas Josué não desistiu da batalha.
Muitas vezes Deus nos dá vitória sobre nossos inimigos, mas antes da guerra acabar nós desistimos.
Quantas vezes passamos dias sem cometer aquele pecado que costumávamos cometer, mas pela falta de determinação para a vitória, pecamos novamente.
Quantas vezes achamos que uma determinação do nosso líder é muito difícil para ser cumprida, ou até mesmo que ela é impossível de ser cumprida por causa de uma fraqueza minha.
Deus não gosta daqueles que desistem e não completam a obra (2TM 4:7 - Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé). Deus não quer que paremos no ganhar. Temos que consolidar, discipular e enviar. Deus não que trabalhemos,  que sejamos sempre constantes e abundantes na obra de Deus (Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (1CO 15:58) , pois assim Deus fará o sobrenatural na nossa vida, nossa casa, nossos amigos, nossa célula.
O homem inconstante não alcança o sobrenatural de Deus (Tg 1:7e8), mas o firme anda constantemente em milagres.
Pr Cleiber Levy

Nenhum comentário:

Postar um comentário