quarta-feira, 30 de março de 2011

PÁSCOA


PÁSCOA, LINGUAGEM DE AMOR DO PAI
Ap. Arnaldo
“Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. (...) E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.” (Êxodo 12:1-14)
A Páscoa é o ato salvífico de Cristo morrendo na Cruz para nos resgatar, proclamar nossa vitória e profetizar nossa entrada no céu. Ao celebrarmos a Páscoa, celebramos a garantia da vida eterna.
Jesus morreu e ressuscitou! Por causa dessa verdade somos milhares e milhares que trazem o aumento do Reino. Sua morte trouxe-nos vida e nossas vidas são o resultado dessa profecia, dessa chamada que nos fez cidadãos do céu. Uma vida que salvou e resgatou muitas vidas.
A Páscoa está centrada na pessoa de Jesus Cristo e representa mensagens exclusivas:
1. LIVRAMENTO DE MORTE
A Páscoa é a bênção de Deus para nos livrar da morte. Ainda que morramos fisicamente, quem nasceu de novo em Cristo tem a vida eterna, não morre mais. A Bíblia diz que Jesus morreu, ressuscitou e está vivo. NEle, nós também temos a mesma vida quando partimos deste mundo efêmero.
Pela morte, vida e ressurreição de Cristo, nós cremos no céu como uma realidade e cremos que Jesus voltará para levar Sua Igreja. Temos a vida eterna porque fomos libertos da morte, comprados pelo sangue do Cordeiro!
2. LIBERTAÇÃO DA ESCRAVIDÃO
A Páscoa se manifestou para nos livrar da escravidão do pecado. Assim como os filhos de Israel estavam presos no Egito e o Senhor os livrou, assim Deus enviou Seu Cordeiro Pascal, Jesus, para nos livrar do pecado.
A Bíblia diz, em João 1:29, que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Também no livro de João, capítulo 8, versículo 36, está escrito que quando somos libertos pelo Filho do Homem, então, verdadeiramente somos livres. Nós somos livres em Cristo Jesus!
3. ARRANCAR AS PRAGAS DA VIDA
No dia da Páscoa realizada no Egito, o povo hebreu testificou juntamente a todos os egípcios que o Deus de Israel é o Senhor Todo Poderoso. O povo do Egito foi ferido com pragas por causa da desobediência, mas o povo de Deus não foi atingido.
A Páscoa é a chance de Deus para arrancar as pragas do povo. O que é praga? É maldição. Muitas vezes essas maldições acompanham nossa família. O Senhor diz em Deuteronômio que essas maldições seriam visitadas até a terceira e quarta geração. Mas, o Cordeiro Pascal encerra todas as maldições. Ele se tornou maldição em nosso lugar para que fôssemos libertos.
4. HERDAR A TERRA
Assim como o povo de Deus saiu do Egito, depois da Páscoa, para herdar a terra que o Senhor prometeu, nós temos em Cristo a nossa herança. Romanos 8 nos diz que somos herdeiros de Deus e co-herdeiros em Cristo Jesus. Essa é a herança da glória.
Todas as vezes que o diabo quer afligir nossa alma, afligir nossa vida e atingir nosso espírito, Deus, por misericórdia e graça, dá-nos a chance de conquistarmos mais um território, pois somos povo de Deus, geração eleita para vencer sempre.
5. RENDIÇÃO COMPLETA
Desde Gênesis, no capítulo 3, quando o homem foi coberto com pele de carneiro por causa do pecado, Deus já estava apontando para o Calvário. Ele fez a promessa de que um dia veríamos esse Cordeiro manifestado como Gente, que morreria, ressurgiria, iria para glória, mas voltaria para buscar Sua Igreja.
Os profetas apontaram para o Calvário, lugar em que o Cordeiro seria imolado à tardinha, mas também no terceiro dia ressuscitaria com poder e grande glória. É um cenário que se forma, no qual homem com homem se confrontam de forma horizontal, redimidos, lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro, então começam a olhar de forma vertical para seu Criador.
Há uma mistura entre esse Deus que veio a Terra em forma de homem e Seu Corpo na Terra, a Igreja. O céu tem uma representação legal do homem: Jesus Cristo, o nosso Intercessor que está à direita de Deus (Hebreus 4) e a Terra também tem seu representante legal do céu: a Igreja, os filhos de Deus lavados e redimidos pelo sangue do Cordeiro.
Podemos observar, então, que quando Deus quer mudar o curso das coisas na Terra, Ele convoca a Sua representação legal, a Igreja, a geração eleita. Somos canais de Deus para que Ele possa nos usar como quer e trazer Sua glória sobre as nações, anunciando que o Cordeiro Pascal está vivo.
Essa visão de mistura entre o divino e o humano é a vida plena de Jesus trabalhando em sinais na vida dos homens. Cada um sinalizando a vida de Deus na Terra. Você é o ponto de contato de Deus na Terra. Isso só é possível, porque existe a Páscoa, porque o Cordeiro Pascal veio à Terra, entregou-Se no Calvário, assumiu o nosso lugar de pecado, morreu, ressuscitou e nos deu sua própria vida.
Quem compreende a visão do Cordeiro Pascal e se confronta com Ele não pode continuar o mesmo. Ele é o nosso modelo e Se entregou totalmente. Quando olhamos para Ele, rendemo-nos de igual modo. Ele é a nossa esperança e a nossa vida.
Deuteronômio 30 diz que devemos andar nos estatutos do Senhor, porque Ele é a nossa vida. João 1 diz que Ele é a vida, e, quando ressuscita Lázaro, diz: “Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim ainda que esteja morto, viverá.”
O nosso Jesus é Vivo e garante vida para Seus filhos. Por tudo isso, nós nos rendemos com alegria. Não é uma rendição com saudosismo, é uma rendição com boa expectativa. “Eu sei em quem tenho crido e estou certo que é poderoso para guardar o meu tesouro até o dia final.” (II Timóteo 1:12)
6. GARANTIA DE PUREZA
No Egito, o povo hebreu marcou as portas da casa com sangue. Aqueles que estão ligados com o Cordeiro Pascal em casa têm a legalidade para fluir o Reino de Deus, para ver a glória de Deus na sua própria casa.
O Senhor disse que, quando o anjo da morte passasse e visse a marca do sangue, passaria por cima e não mataria o primogênito. Hoje a sua casa, em Cristo, tem não apenas a porta ungida, mas toda ela recebe a cobertura do Cordeiro de Deus.
A Bíblia diz que nós fomos purificados pelo sangue. O sangue de Jesus não é brincadeira para nos lavar num dia e deixar-nos sujos no outro. “O sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado.” (I João 1:7). O sangue é a garantia de pureza que temos. Há poder no sangue de Jesus! Quem tem Jesus como Rei em sua casa tem toda sua casa debaixo desta garantia.
7. CUMPRIMENTO PROFÉTICO
Jesus morreu e ressuscitou, mas tudo já tinha sido anunciado por meio de profecias. Deus mesmo denunciou-Se, comprometeu-Se. Quando prometemos alguma coisa, devemos cumprir, porque selamos um compromisso. Quando não prometemos, não podemos ser cobrados, mas se prometemos, ficamos aliançados.
Em Gênesis 3:15, Deus prometeu que nasceria Aquele que pisaria a cabeça da serpente e a esmagaria. Por isso, todos os homens ficaram esperando e confiando que essa promessa se cumpriria e, de fato, cumpriu-se. “Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa.” (Números 23:19)
Os profetas diziam: Ele chegará! E hoje a Igreja se levanta para dizer: Ele voltará! A Páscoa aponta para Aquele que morreu, ressuscitou e voltará. O nosso Jesus não está mais morto, apesar de Roma ainda proclamar o Cristo pendurado no madeiro, um “Senhor” morto.
A Páscoa que celebramos nos garante o cumprimento da volta do Senhor. Ele voltará por causa de nós, porque nos ama, porque nos quer perto dEle mesmo. “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14:1-3)

8. SINGULARIDADE
As coisas do Reino de Deus são simples. Não precisamos inventar passos para sermos batizados no Espírito Santo ou para aceitar Jesus. A Bíblia diz que precisamos apenas confessar com a boca Jesus como Senhor e com o coração crer que Deus O ressuscitou dentre os mortos. “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Romanos 10:9,10)
A Páscoa deve ser celebrada em sua mais depurada singularidade. Como? Colocando fora o misticismo. Não existe misticismo na Páscoa Bíblica, mas na romana, sim. É cheia de idolatria e de mentiras. O nosso maior problema é a falta de reflexão e conhecimento bíblico.
Os filhos de Deus precisam meditar e refletir na Palavra para não serem levados por qualquer vento de doutrina. Ficamos muitas vezes presos a culturas, a rituais que não conhecemos a origem. Nenhuma festa mística, que tem duplo sentido, que está envolvida com impurezas, tem comunhão com Deus. É por isso que Deus nos adverte: não comungue com isso, como está escrito em I Coríntios 10:14-22.
A verdadeira Páscoa aponta para a redenção, para a salvação, para o resgate e para a vida que devemos viver no Pai. É uma linguagem no reino espiritual de como fomos arrancados das trevas e de como Jesus nos trouxe para o Seu Reino de luz.
Páscoa é libertação. Páscoa demonstra a linguagem de amor do Pai, entregando Jesus Cristo para morrer na Cruz do Calvário para salvar a você e a mim. Por tudo isso, por tanto sacrifício de Jesus não podemos compactuar com a páscoa pagã, que nada tem a ver com a Páscoa verdadeira.
Sejamos firmes e não nos dobremos à páscoa mentirosa que o mundo oferece trocando o Cordeiro por um animal imundo, o coelho. Celebremos a verdadeira Páscoa em família, como deve ser.

Diga não ao Namoro e Sim ao Compromisso:


Compromisso
O jeito bíblico de amar
Sl 119: 9-10
O nosso objetivo com este estudo é, que você tenha um casamento de sucesso e não erre nesta grande escolha.
Depois de aceitar a Jesus, o casamento é a segunda maior decisão de um jovem.
Não é fácil para um jovem viver em santidade.
Aceita a Jesus e vem cheio de expectativas de uma mudança radical de vida e se depara com os altos padrões de Deus, da sua palavra, de seus ensinos e mandamento e começa a entrar em uma grande crise. Será que vou conseguir ser santo?
Vem os apelos do mundo e muitos ao invés de magoar as pessoas ao seu redor preferem magoar a Deus que não está vendo. Deus sabe que não sou de ferro.
E aquela pessoa super santa começa a se sentir a mais impura das pessoas.
Não é para ser assim, existe um poder dentro de você ilimitado, um espírito guerreiro que junto com o compromisso com Jesus pode todas as coisas.
A busca da santidade é uma guerra contra o mundo.

A família é base essencial

Os valores familiares tem relação direta com a época em que ele inicia os seus relacionamentos com o sexo oposto e até mesmo uma vida sexual.
Com o modernismo os pais tem sido liberais. Sm 2:12-36 – Eli)
Quanto mais longe de Deus os pais estiverem, mais chances a família terá de ser desajustada.
Sua vida sentimental pode ser um sucesso, depende de você direcionar o seu coração para o Senhor.
I Ts 4:3
Ele deseja conduzir os nossos relacionamentos.

Vencendo os desejos da minha carne

Será que os padrões bíblicos podem ser vividos por nós, meros mortais? Alguém já conseguiu viver desta forma? Ah! É muito difícil!
Essas são algumas das perguntas dos jovens ao chegarem à igreja.
Você tem que buscar uma profunda experiência com Deus que o leve a um relacionamento de intimidade com o Senhor e compreender aquilo que o Pai tem para sua vida, renunciando os prazeres efêmeros deste mundo.
Pv 3:1-2 fala sobre a questão do ensino e dos mandamentos do Senhor.
Ou seja, para todo questionamento ou dúvida, a Palavra de Deus tem a resposta.
Em Sl. 32:8, Deus no diz que segui-lO não é pesado, porque ele toma o controle de tudo, instrui, ensina, mostra o caminha certo, cuida em todo tempo. Deus ama se relacionar conosco.
Nós só temos 100% de sucesso no nosso compromisso, se encontramos a pessoa em Deus e não na força do nosso braço ou na vontade carnal.
Só Deus tem a pessoa certa para você. Sua vontade estando em Deus, seu compromisso também estará nEle e Ele te guiará à sua perfeita vontade.

Ficar: a ilusão inconseqüente
Sl. 42:7
O namoro se tornou cafona, a moda afora é ficar.
O que é ficar? O ficar já teve outros nomes: namorico, flerte, paquera. Todos com o  mesmo significado que é um namoro por pouco tempo. Essa é uma grande estratégia que Satanás lançou neste século para dominar a nossa geração pervertendo a pureza do verdadeiro amor.
Segundo a psicóloga Jacqueline Chaves, O ficar surgiu nos anos 80 entre os adolescentes de 13 a 17 anos esse movimento tomou conta dos grandes centros urbanos brasileiros. Trata-se de um relacionamento entre dois parceiros buscando prazer sem qualquer perspectiva de compromisso.
cl. 3:5 O apóstolo Paulo faz uma lista de coisas nas quais o cristão deve está morto.
Todo relacionamento que começa na carne está fadado ao fracasso, e marca os jovens em todas as áreas das suas vidas, que acaba gerando morte espiritual.
Somente quando é revestido do novo homem pode vencer a sua natureza terrena e carnal. (Ef. 4:24)
A prostituição traz a ira de Deus, pois O aborrece  profundamente. Cl. 3:6
Somo propriedade exclusiva de Deus, Ele não nos divide com o Diabo.
Deus não quer ficar com você, sua proposta é de um relacionamento sério e comprometido.
Ele nos fez para uma vida de santidade.
Não deixe que as paixões carnais venha matar tudo que você sonha em Deus.
A proposta do ficar é levar esta geração a experimentar um pouco um do outro, provando tudo, é um jogo sem regras. Lembra Sodoma e Gomorra.
Rm. 1:18-32
O ficar é um jogo muito perigoso, podendo transmitir várias doenças como a monucleose.
As propagandas preventivas servem mais para estimular do que realmente conscientizar dos danos que uma vida promiscua pode causar.
Não tem meio termo, ou você entra no esquema do diabo ou decide ser santo.
Tanto o namoro quanto o ficar estão fadados ao descrédito, não tem como estes relacionamentos continuarem influenciando a nossa sociedade, família e a igreja, para serem aceitos  como padrões de relacionamentos pré-matrimoniais.
Assim como Daniel, Sadraque, Mesaque e Abdinego não se contaminaram com os manjares do reis, os filhos de Deus também não vão se contaminar com os manjares deste mundo.
A geração do ficar não renuncia o prazer, curtem o momento sem pensar nas conseqüências. É a Sindrome de Amnom relatado em II Samuel 13.

3 características de um sentimento descontrolado.
1-    Angústia- “Angustiou-se Amnom até adormecer”. V.2
2-    Não ouve bons conselhos – “Ora, Amnom tinha um amigo, cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi. Era Jonadabe homem muito sagaz”. V.3
3-    Aversão após o ato sexual. “Então Amnom sentiu grande aversão por ela. De fato, fato era a aversão maior que o amor com que a amara. Disse-lhe: levanta-te e vai-te.” V15
Tamar foi regeitada...
Realmente não vale a pena ficar, o que realmente devemos fazer é buscar e permanecer no centro da vontade de Deus.

Compreendendo o namoro

Namoro vem do latim FARELAMORE: significa fazer amor
 O namoro traz o objetivo de seduzir, defraudar os sentimentos alheios e fazer sexo fora do casamento.
Namoro não é bíblico.na bíblia não é encontrado esse tipo de romance.
Como o exemplo de Isaque e Rebeca (Gn 24) Jacó e Raquel (Gn 29)  Rute e Boás (Rt 4)
Quando era demonstrado o interesse era para o casamento.
A bíblia nos fala do noivado que é o período antes do casamento. O namoro está fora dos padrões de Deus. II TM 2:22
O namoro é fruto da tão desejada liberdade que a juventude dos anos dourados ou melhor rebeldes buscaram viver.
“paz e amor : É proibido proibir”

Deus está levantando uma geração que se voltará aos princípios morais e espirituais. O pedir a bênção dos pais será regatado.
Na bíblia os pais tinham um papel decisivo na vida dos filhos, principalmente na hora de casar. A opinião dos  filhos era ouvida e respeita. Rebeca: Gn 24:58

Analisando as bases do compromisso

Compromisso é: obrigação ou promessa, acordo entre litigantes (questão pendente que envolve litígio, que está dependendo de sentença) acordo, promessa de trato a ser cumprido, obrigação de caráter  social.

O compromisso vem trazer um novo conceito de santidade para a juventude nos relacionamentos e, principalmente, levar o jovem a entender que a sua vida sentimental não é algo de interesse particular seu, mas de Deus.
O compromisso não está voltado ao contato físico, as carícias, beijos... Pelo contrário, quanto menos der atenção a essas área, melhor será.
É difícil um relacionamento que tem contato físico não trazer algum tipo de conseqüência emocional. Quanto mais você guarda o seu corpo, mais protegidos os seus sentimentos ficarão.
O compromisso está baseado em uma aliança, em um acordo, em uma promessa.
O compromisso é firmado com seriedade e responsabilidade, contando com a bênção e acompanhamento dos pais e discipuladores, até ser concluído no casamento.

Doze passos para o compromisso de sucesso (Gn 24)

      1º Confiar no Espírito Santo.
Eliezer simboliza o Espírito Santo.
É ele que conhece todas as coisas e sabe exatamente qual será a pessoa ideal para você.
Abraão representa a vontade de Deus.
Deus é quem designa o matrimonio.

2º Servir ao mesmo Deus.
Gn. 24: -4

3º Ter sonhos compatíveis
O casamento deve ser para sempre. Você precisa está nivelado em todas as áreas.

4º Obter testemunho interior
O Espírito Santo precisa aquietar o seu coração. Você precisa está disposto a fazer a vontade do Pai incondicionalmente.

5º Ter a aprovação das autoridades
Eliezer foi falar com os pais  de Rebeca.
Os jovem devem procurar os bispos e lideres para entrarem no período de oração de 3 meses que estarão amadurecendo suas convicções, a certeza da vontade de Deus (primeiro nível).
Após se reúne com os pais e lideres para firmarem compromisso.

6º Ser uma pessoa de oração
Isaque estava orando Gn 24 63

7º Adormecer seu sentimento
Isaque e Rebeca esperaram o dia do seu encontro.
Adormecer seus sentimentos implica você calar o seu eu, a sua vontade.

8º Ser paciente
O amor tudo espera
9º Submeter-se ao tempo de Deus
Mt. 6 23-34 Deus conhece a nossa necessidade antes de pedirmos.

10º Fugir das tentações
Tg 4 7
Os padrões do mundo não são os padrões de Deus.
Evite despertar sentimentos que não podem ser atendidos fora do casamento.

11º Ter cuidado com o isolamento
Dt. 32 9-10
Deus nos tirou do isolamento.
Ande sempre com alguém.

12º Receber o fluir do suprimento de Deus
Não receba palavras quando  tiver uma palavra de Deus, Deus provera.

Se seguir esses 12 passos alcancara muita alegria, tudo que o diabo lhe tomou será trazido de volta e o Senhor lhe dara vitoria.

Deus quer restaurar a unção da juventude e fazer dos jovens um testemunho para a sociedade. Desde o inicio Deus deu ao homem condições para subjugar o maligno.  Juventude tem autoridade para conquistar todas as coisas inclusive o êxito emocional e afetivo.

Bispa Rachel Castro

Encontro do final de Semana